Sejam bem vindas

È com muito carinho que te recebo no meu cantinho

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ABSURDO!!!!!! LEIAM!!!!! DIVULGUEM!!!!!!


Estou muito chocada com esse " mundo " em que nos encontramos, tenho tido arrepios cada vez que escuto uma história absurda sobre ''nossas crianças especiais", é inacreditável o que anda acontecendo, prestem atenção , reflitam ...nunca esqueçamos que uma boa educação começa pela "família".
Meu filho me contou que há uns dias atrás, entrou uma criança especial na sala de aula dele, com um tipo de síndrome, que infelizmente ele não consegue recordar o nome, o qual tinha alguns problemas de desenvolvimento intelectual, ou seja, sua idade não condizia com sua realidade. Nos primeiros dias ocorreu tudo bem, mas na semana passada , seus " colegas" de classe passaram a zombar desta criança, criticando, rindo e esnobando-a , o Fernando tentou em vão chamar a atenção de seus amigos, ficou angustiado só de imaginar que quem poderia estar lá, era seu irmão. .... a mãe do menino foi a sala de aula e tentou esclarecer que seu filho tinha uma deficiência e que tanto ela quanto ele ou qualquer outro ser humano, merecia respeito... mas , saíram ambos chorando e ela acabou trocando seu filho de sala .O que me deixou mais indignada ainda é que a " Diretora" da escola não fez absolutamente nada , nem sequer fez questão de " abrir os olhos destes adolescentes desorientados". Haverá uma reunião na escola e farei questão de por em pauta este assunto, sugerir uma visita a Ongs e Escolas de crianças especiais, trabalhos direcionados a este tema , sei lá , algo que sacuda , trazendo a realidade a esses olhos que serão o nosso futuro.
Mal soube deste acontecido e conheci uma mãe muiiito especial que passou por uma situação mais absurda ainda, existe coisa pior do que uma professora maltratar seu filho? E se ele fosse especial? Sabe aquela doce imagem de uma educadora que acolhe , passando parte do dia instruindo, alfabetizando, e que, depois dos pais, talvez seja a pessoa mais importante na vida de seu filho? Pois é, "esta pessoa que se diz professora" é a autora dos maus tratos, covardemente dirigidos a seu filho, e que infelizmente só foi descoberto através de uma carta anônima. Que dor! Será que nem nos nossos educadores podemos confiar? Aonde está o exercício do amor ao próximo? Cadê nossos valores ? Se ponha no lugar destas mães, como você se sentiria se você com seu filho?
Por favor , conversem , orientem seus filhos, reforcem diariamente o quanto é importante exercitar o amor ao próximo, o respeito e a solidariedade .Não vamos deixar chegar no limite que chegou esta professora, um ser humano infeliz , que não conhece o significado da palavra "amor.

14 comentários:

  1. Criança deve ser orientada, sempre!

    Se zombarem de alguém, precisam ser ensinados!
    Trabalhei muito tempo com crianças especiais junto com normais e foi uma luta, mas consegui que cada um respeitasse as limitações do outro!
    Era um trabalho maravilhoso que acabou por preconceito. Parece que ninguem quer seu filho, "misturado" com quem tem problema!

    Na sociedade em que vivemos hj, onde não há valores, nem respeito, nada me admira esse acontecimento!

    Parece que são os pais que terão que orientar seus filhos, para que pelo menos um se salve nessa selva!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá linda!!
    Sei muito bem o q é isso.
    Meu irmão tem 21 anos, mas seu comportamento é de um pré adolescente, tivemos muitos problemas em conseguir escola pra ele, e sempre acontecia discriminação, e hoje ele não estuda em lugar nenhum. Não quer de jeito nenhum! Sabe ler e escrever com certa dificuldade, é ótimo com contas, mas não quer nem ouvir falar em voltar a estudar,justamente por toda a discriminção vivida. Sei q não poderíamos nos render a esse absurdo, mas penso q obrigá-lo seria pior. Sabemos q será difícil pra ele ter um emprego no futuro, por isso estamos lutando pra continuar com nosso próprio negócio e investindo em bens q possam dar um certo lucro pra q no futuro ele tenha de onde sobreviver.
    Eu sei q é um tanto perigoso isso, pq ele pode achar as coisas muito fáceis, mas não tívemos outras alternativas e na verdade ele é muito trabalhador, e nos ajuda muito aqui em nosso negócio. E isso nos faz ver ele não ficará acomodado.
    Somos provas vivas de como discriminação pode acabar com o futuro de uma pessoa, não no nosso caso q temos um certo recurso, mas e as pessoas q não têm como fazer o mesmo. É muito sofrimento! Sei bem disso!
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Tudo passa pela inversão de valores que temos hoje em dia. Só o belo é que agrada, só o perfeito é aceito como uma verdade inquestionável.
    Se somos gordos, estamos à margem, se somos muito magros, falta-nos alguma coisa, se temos algum defeito, somos excluídos como se fôssemos uma aberração, se somos questionadores, chama-nos de polêmicos e representamos uma ameaça aos outros que tão bem comungam com essas peseudoverdades que, infelizmente, temos que compactuar.

    Beijos, querida, muito reflexivo e procedente o seu post.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. eu quis dizer "pseudoverdades"... rsrsrs. A pressa faz coisa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Faço das suas as minhas palavras de indignação, infelizmente estamos cada vez mais deixando péssimos frutos aos nossos filhos, e esse fruto azedo se chama discriminação, seu filho é uma criança abençoada por ter tomado partido da outra criança indefesa... Escolas? hoje não podemos mais confiar nossos filhos à elas somente, pois está tudo à toa...Por mais que acredite que educação venha de casa, a sala de aula deveria ser pelo menos um exemplo do que essas crianças enfrentarão futuramente e acima de tudo uma demonstração de coleguismo que hoje não tem. Dias atrás li um texto que falava que racismo vinha de berço, vinha de dentro de casa, de dentro da familia...Qualquer tipo de discriminação também...Lembro que quando éramos crianças sempre que víamos alguém "diferente" nossos pais diziam que não podiamos rir pois não estávamos livres de termos um filho que precisasse de nossa atenção, as crianças de hoje nem se ligam mais nisso...Triste demais! Tem uma frase que citam muito que pergunta que planeta deixaremos para nossos filhos, eu prefiro inverter essa pergunta: "Que filhos deixaremos para nosso planeta?" Eu não tenho filho ainda mas acho que o minimo que temos que passar às crianças é o amor ao próximo...e o amor a Deus que hoje esta banalizado somente em músicas, em palavas mas não em gestos.

    Querida adorei seu blog...obrigada pela visitinha ao Meu Cantinho... Passe sempre pra me visitar, beijinhos.

    Liane Abud

    (estava consertando errinhos rsrs devido à pressa de escrever rs)

    ResponderExcluir
  8. K. R.,


    Os preconceitos contra deficiência física ou mental são os maiores. Crianças costumam zombar de corcundas, anões, quem tem desvio de coluna, raquíticos, quem é menor e mais magro para a idade, etc. Os pais não se importam com isso, muitos deles. O preconceito é dos pais e perpetuados atrav´s de gerações. Já se fez pesquisa interrogando a pais se queriam que seus filhos convivessem na escola com crianças especiais, e muitos disseram "não!". Há visitas a play centers, zoológicos, parques. mas as escolas não agendam visitas â AACD, à APAE, a Orfanatos, a lugares onde estejam internadas crianças com paralisia cerebral, etc. depois, quando adolescentes incendeiam índios que estão dormindo ao relento, por "brincadeira", e seus pais contemporizam, dizendo que "só pretendia dar um susto", acham que isso surge "do nada". O peconceito é dos adultos e das crianças. Crianças costumam zombar das diferenças, quando são marcantes (vesgo, albino, caolho, manco, "retardado"), e não há uma política educacional conjunta dos adultos (pais-escola) para corrigir isso.








    beijos,







    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, fiquei muito chateada com tudo isso, como já te falei antes tenho uma sobrinha especial, más não só por isso, estou chateada em saber que quem deveria educar, está cheio de preconceito....é muito triste, tenho pena dessas pessoas vazias de informação, de carinho, de amor.
    Não aguentei e citei seu relato no meu blog. Parabéns pelo respeito que seu filho tem com o outro, educação se aprende em casa. Sei que vc tb tem um filho especial, e quero que saiba que um filho especial, só vem para uma mãe especial.E vem com a missão de ensinar ao mundo alguma coisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah, que susto vc levou com o feijão hem!
    Nossa, o problema é que o feijão vai inchando. Tenho uma história parecida, meu filho mais velho colocou uma ponta de lápis (sabe daqueles bem grossos), estavamos ai na PG(quer dizer, vc é da PG né?) rsrsrs... qdo meu marido foi passar cotonete p/ secar o ouvido dele e o cotonete saiu azul, foi um susto, no hospital ai não quizeram mecher, disseram que tinha que ser um cirugião, foi um susto, subimos a serra(antes do fim do feriado), e ainda bem encontramos um cirugião que conseguiu tirar com uma pinça bem grande, ufa, guardei a ponta até hoje p/ mostrar p/ meus netos, rsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi K.R.
    Segui o link no blog da Rose e fiquei indignada com tal situação.
    Infelizmente as pessoas ainda são preconceituosas e mau informadas com relação a certas condições.
    É lamentável ver uma cena como essa nos dias de hoje... nossas crianças são o nosso espelho... que tipo de pai e educadores são esses?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. K.R. voce me chamou, eu vim..
    Imagino o seu sentimento de mãe..não são fáceis as nossas lutas né?
    Sou mãe de um garoto de 17 anos, especial, bastante comprometido fisicamente. Ele é um menino lindo, mas fica evidente o espanto das pessoas quando saio com ele, as pessoas estranham como se os deficientes fossem algo "novo no mercado" esquecem que figuraram desde o começo dos tempos, na Bíblia?
    Sempre convivi com "pre conceito", filha de pai negro nordestino e pobre, era discriminada na escola, mesmo sendo a primeira da classe, jamais era escolhida para os eventos sociais que a representasse, mas para fazer trabalhos que valessem nota, todos queriam ser da minha equipe. Isso já partia das crianças, sendo encorajados pelos professores, isso me faz concordar com alguém que disse que o preconceito vem de berço.
    Pois bem, anos depois quando tive meu primogênito, após uma gravidez maravilhosa, muito bem orientada, todos os dedos em riste, apontaram em minha direção. Ali, naquele momento eu soube o que viria pela frente...
    O pior preconceito é aquele velado, onde não se fala no assunto, como se fosse tabu e trata os portadores com nomes como " pessoas portadora de necessidades especiais"..ora, só assim já assusta, ninguém tem paciência, ou não quer dispensar um tempo a mais para compreender o seu semelhante. Semelhante?, sim sim, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, e nisso, todos estamos incluídos, deficientes ou não!
    Os educadores estão perdidos, fico muito à vontade para dizer isso,pois bati em muitas portas e elas não se abriram para acolher meu filho, leia-se Apae, AACD, porque me disseram que era muito difícil estimular uma pessoa como ele...(essa é uma longa estória).
    Nem me refiro às escolas normais, de ensino regular, porque essas então...nem se fala..o fato lamentável é que os pais não acham importante orientarem seus filhos, mostrando que o deficiente tem seu lugar na sociedade, não deve ser segregado, e isso precisa ser respeitado! Orientar com amor, plantando uma sementinha que vai nortear por toda a vida afora.
    Então amiga, conclui que a gente sofre muito mais quando espera no ser humano, porque ele é passivo de erros! Devemos somente esperar em Deus..
    Desculpe o post imenso..rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Que absurdo!! Não podemos deixar que essa atitude se torne comum nos dias de hoje... Bênçãos, Claudia.

    ResponderExcluir