Sejam bem vindas

È com muito carinho que te recebo no meu cantinho

quarta-feira, 2 de junho de 2010

" O lixo nosso de cada dia"


Pois é amigas, parece um título meio estranho, mas ontem uma reportagem feita pelo programa " A Liga", da TV Bandeirantes, me chamou muito a atenção, e fez com que eu me questionasse se estava ou não fazendo bem o meu papel de cidadã.
Foi falado das diversas formas de se ganhar a vida através do lixo, seja , como catador de recicláveis das ruas e do lixão, garis, e também mostrou uma mãe zelosa juntando restos de comida no Ceagesp, para sua família de 7 pessoas, dentre elas " 5 crianças" .

Essas pessoas chegam a trabalhar duro durante 12 a 14 horas por dia, para as vezes não receberem nem R$600,00 no final do mês, sem contar que são sete dias por semana em meio a detritos, insultos, preconceitos , superados apenas por um único motivo: "sobrevivência".

Graças a DEUS, alguns de nós vivem de uma forma bem diferente, temos uma casa de alvenaria, uma cama quentinha para dormir, além de que, nossas sobras de nossas " 3 refeições" ( no mínimo ), são depositadas no lixo e levadas para fora de nosso lar, enquanto isso, é através desse lixo, que muitos, tiram seu sustento e de lá mesmo se alimentam .

Eu vi uma imagem de uma moça no lixão, limpando um pote de danone vencido, em meio a tanta sujeira, até ratos , que me comoveu... estava feliz! achou o que comer!

Qto aos garis, quantos de nós depositamos em nossos lixos, vidros quebrados, latas abertas, sem nem mesmo tomar os devidos cuidados com o próximo, embalando, separando os recicláveis, enfim, " fazer o seu papel de cidadão", olhar para o outro como se estivesse olhando para si mesmo.

Da minha parte, agora mais do que nunca vou me vigiar e a minha família, não misturar sobras de comida, com o lixo sem finalidade útil, separar meus recicláveis, embalar meus vidros e principalmente agradecer mais e mais a DEUS ...sempre... por tudo.

12 comentários:

  1. Oi Flor
    Vim agradecer o carinho q deixou no meu cantinho, realmente aquela criaturinha q criamos com tanto amor aqueles q são nossas vidas eternamente são capz de nos magoar, machucar, fazer doer na alma as palavras rudes vindas deles, acredito q eles só vão nos entender quando forem mãe e pai.Menina q belo assunto vc postou em, eu tenho muito cuidado com o lixo, cuido tb para não por fora comida, faço tudo controladinho, tenho meus trabalhos voluntario onde faço minhas doações, moro a uns 500 metros de um deposito de lixo q acaba de ser fechado, vi muita gente garimpando o lixo no final das tardes, crianças e mulheres gravidas, de doer na alma, vamos fazer cada um a sua parte e indiretamente estaremos ajudando.Um belo feriado queridona.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Amiga, tudo bem?
    Obrigada pela visita no meu Blog.
    Agora vou seguir vc também.
    Então...
    Meu marido assistiu esse programa A LIGA, eu tentei, mas ficava cochilando...
    De fato é muito triste tudo isso...
    Lembro daquela mulher que catou sobras no ceagesp... depois ela fez uma comidinha tão caprichada né?
    é muita miséria no nosso país.
    Não é fácil.
    Temos que ao menos, fazer nossa parte.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Oi querida

    Isso é muito triste mesmo, coisas assim faz com q demos mais valor a nossa vida. Tenho separado meu lixo tb, eu acho q faz sim diferença.

    Quanto ao exercício na bike...eu faço 50 min, quando comecei fazia de 20 min pra cima, pq o corpo só começa a queimar calorias a partir dos 20 min iniciais.
    Eu faço todos os dias, quando a preguiça não bate haha
    Mas fazendo três vezes na semana já dá ótimos resultados.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Há uns dias eu te vi na minha lista de seguidoras, e vc deixou um recado no meu blog. Tentei vir conhecer o seu cantinho mas na época o link do seu blog não estava disponível. Deixei até um recado no meu post para vc disponibilizar o link.
    Hoje te achei "por acidente" e vim retribuir a visita.
    Amei seu blog... vi que vc tem um York... eu tbem, mas o meu é gigante hehehe.

    Beijos, estou te seguindo

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu sempre penso nisso.Antes de jogar comida fora(que quase não faço isso) eu peço perdão a DEUS,pq sempre penso naqueles que não tem e buscam no lixo.
    Em relação aos lixeiros,eu quando quebro algo de vidro ou vejo que é cortante,antes de jogar no lixo,enrolo bastante jornal,pq assim não corre o risco de machucar eles!
    Tem pessoas que reclama da vida por não ter nada,ou pq ganha pouco,mas não percebem que tem pessoas em piores condições e vive as vezes até feliz!
    Eu tbm tenho um pouquinho pressentimentos,antes de acontecer algumas coisas eu já sinto e aviso quando vejo que é necessário!Principalmente em sonhos,é o que mais tenho pressentimentos,a maioria do que sonho já aconteceu.
    Ontem até me deu um calafrio,pq quando entrei na empresa,praticamente eu já tinha sonhado como ela era,era tudo igualzinho,as cores,as mesas...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu to te seguindo sim, vai ver pq eu estou sem foto no perfil... será que é isso?

    ResponderExcluir
  7. olá prazer obrigada pela sua visita, gostei muito. quanto a reportagem é pura verdade além de muitas vezes não darmos graças pelo que temos ainda não fazemos a parte que nos cabe. Vou proucurar vazer minha parte também e ja faço algumas coisas mais nunca será muito. bjus e bom fds!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi amada! Me mandastes um e-mail dia 20 de maio. Desculpa a demora para te responder, mas minha mãe está para se operar e tudo está uma loucura...
    Também tenho uma york mini, que é a Pitty.
    Quero falar com mais calma contigo, logo que puder, ok?
    Até lá.
    Bitocas minhas e lambidas da Pitty.

    ResponderExcluir
  9. Querida prima...

    Belo post! Admiro posts com intuitos em melhorias ambientais.
    Melhor seria, se todos tivessem a consciência de que a "Coleta de Lixo Reciclável" existe.
    Ao invés de embrulharmos nossos vidros quebrados que vão ao lixo, o separemos, e dascartássemos em lugários próprios à eles.
    Em minha casa, decidimos já a algum tempo, a adotar à política do lixo limpo. Jogamos em um cesto, tudo o que for reciclável: garrafas pet, latas de bebidas/extrato de tomate, embalagens diversas, papel picado (papeis amassados nao servem para reciclagem - não me pergunte pq!), plásticos diversos,enfim... Juntamos tanta coisa, que não percebíamos antes que poderia ser reaproveitado... A coleta de recicláveis passa em nossa rua toda Terça-fª de manhã. E em todas as terças, nosso lixo limpo, está à espera da coleta.
    Procurem por essa coleta no bairro de vocês, e se não houver, exijam dos órgão públicos de sua cidade, a coleta seletiva.
    Fica a aminha dica.
    Bjos prima!!

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    É tão bom quando agm tem esse lado parecido com o nosso,tem gente que não me entende!Pensa que sou é louca!Aí por isso nem falo muito com as pessoas sobre isso,guardo pra mim!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Como gostaria que no meu bairro houvesse coleta seletiva, más temos que levar p/ alguma cooperativa se separarmos pq só nos bairros mais "chiques" é que a prefeitura recolhe. Eu separo o lixo pq antes do caminhão passar, tem algumas pessoas que passam garimpando, então já combinei com eles e deixo em sacola separada o que é reciclável e o que não é.
    É muito triste ver as pessoas se alimentando do lixo.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. tenho um sobrinho que ficou com sequelas de assepssemia hoje com 2 anos e meio ele ainda não senta sozinho ,não caminha , não fala nada...vc passou por isso e ele demorou a se recuperar meu sobrinho ficou 2 meses na uti.

    ResponderExcluir